domingo, 9 de junho de 2013

REFLEXÃO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE - MAIS DO MESMO, ATÉ QUANDO?


Finalizamos neste sábado (08/06/2013) a semana do meio ambiente em varias Instituições Brasileiras, é de se elogiar o engajamento destas entidades reunindo profissionais das mais diversas esferas para discutir a questão ambiental.

Pelo Brasil afora vimos manifestações em prol da preservação, conservação e utilização dos recursos naturais, da criação da Unidades de Conservação, de discussões sobre o uso racional da água e redução dos resíduos sólidos.

Porem, como disse em sala de aula para os acadêmicos da disciplina Avaliação de Impactos Ambientais do Curso de Tecnologia em Petróleo e Gas do Uninorte-Laureate em Manaus, fico sempre com a sensação de que as discussões são sempre as mesmas e não vemos evolução!

Quando isso vai mudar? quando vamos buscar soluções práticas para o problema ao invés de ficarmos sempre discutindo "mais do mesmo"?

Vejo exposições de artesanato em tudo quando é evento, será que é essa é a solução para a questão da redução dos residuos solidos? Haja artesão nesse Brasil!!!

A grande discussão hoje sobre os resíduos paira na obrigatoriedade das cidades estabelecerem a implantação dos aterros sanitários, no Estado do Amazonas a coisa anda acontecendo e as cidades estão em via de implantação dos mesmos, porem nao vi ainda nessas cidades a discussão a respeito da diminuição desses residuos o que nos faz pensar que a implantação de aterro já deve prever a expansão da area.

Como tenho o hábito de não ficar apenas nas criticas e sim buscar soluções nesse ano propusemos aos acadêmicos das disciplinas Avaliação de Impactos Ambientais (ministrada por mim) e Gestão da Qualidade Ambiental (ministrada pela Prof. Rosa Mariette Geissler) o desafio de montar um evento alusivo à Semana do Meio Ambiente que fosse capaz de mostrar soluções para problemas relacionados aos temas: Residuos Sólidos, Energia, Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Os acadêmicos elaboraram projetos com a seguinte premissa: Defina um problema e encontre uma solução, tivemos como resultados projetos que desenvolveram sistemas de captação de agua da chuva para aproveitamento em sistemas prediais, redução de resíduos em oficinas mecânicas onde se realizam a troca de óleo lubrificante, reaproveitamento de óleo de fritura para confecção de sabão, desenvolvimento de biodigestores, de protótipos de composteira para transformação de resíduos orgânicos em adubo, entre outros inúmeros projetos, no fim, avalio como muito positivo o resultado dos projetos e dou os parabéns aos acadêmicos por terem aceitado o desafio.

Enfim, resumo as conclusões com o seguinte pensamento: A solução do problema ambiental está na reciclagem......reciclagem de hábitos!

Saudações,
Prof. Elias Santos Junior
Manaus - Amazonas - Brasil

Registros fotográficos do evento





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Coaching - Geólogo Elias Santos Junior Self-empowerment Coaching

Coaching [1] é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu clien...