terça-feira, 19 de março de 2013

21 tipos de Professores, quem nunca se deparou com um deles?



Desde que oficialmente me tornei Professor (agosto de 2001) tive a oportunidade de trabalhar com inúmeros Professores e Acadêmicos, essa não tão longa jornada me fez perceber o quão diferentes são as pessoas e como a forma de agir pode torna-las um sucesso ou fracasso no decorrer do tempo.

Uma das grandes dificuldades que se apresentaram imediatamente foi a necessidade de interagir com pessoas que não falavam minha língua, o Geólogo parece ter a sina de ser um solitário, talvez por falar um idioma, o Geologuês, só conhecido por cada vez mais rarissimos seres que se consideram sobre-humanos.

Era tão estranho entrar na sala dos Professores e ter que conversar sobre formação de alunos, no curso que eu estudei isso nunca acontecia, as reuniões de Departamento serviam apenas para definir quem ministraria tal disciplina, ao final cada grupo de Professores saia falando mau do outro grupo,o que parece ser ainda muito comum em algumas Universidades e Faculdades.

Agora eu precisava aprender a trabalhar com pessoas (era bem mais fácil trabalhar com as rochas), era preciso ser alem de Geólogo, Psicologo, Advogado, Médico e as vezes até Professor!!!

Aí eu tive a brilhante ideia (pelo menos eu a considerava na época) de observar o espaço e ver como as pessoas interagiam, de lembrar como agiam meus Professores e passar a identificar o que cada um deles tinha de melhor para passar a fazer como eles.

Quantas descobertas...como as pessoas podem ser tão diferentes!

Vou passar a descrever alguns comportamentos, reflitam se lhes lembra alguem:
(Após vários colegas contribuirem passamos de 10 tipos de professores para 21, é interessante como sempre aparece algo novo sugerido pelos Professores)

PROFESSORES:
1) O Professor reclamão - Sentar ao lado deste é terrivel, você pode perder minutos preciosos ouvindo o mesmo reclamar do salario, dos alunos, dos chefes, do trânsito, do tempo, evite-o!

2) O Professor Don Juan - Esse é especialista em cantar as colegas, dá no minimo uma cantada por noite em cada mulher que cruza seu caminho, por vezes dá certo e ele sente prazer imenso de compartilhar suas conquistas para o colegiado e corpo acadêmico.

3) A Professora Bonita - Essa é vitima frequente do assédio do Don Juan e demais desavisados, sofre na pele o preconceito de ser bela, passa anos tendo que provar que é algo mais do que um rosto bonito, por mais competente que seja alguem sempre vai dizer, se fosse feia nao faria tanto sucesso!. Seu maior defeito é ser bonita.

4) O Professor Porco Espinho - Esse mal fala com os colegas, ao se apresentar em uma turma avisa logo aos alunos que não gosta de muita conversa, no fundo a intenção deste parece ser que ninguém perceba que ele é fraco.

5) O Professor Motivador - Esse sabe o que faz, domina a turma como poucos, sua vivência profissional o faz perceber todas as nuances entre os que o cercam, sempre sabe o que falar e quando falar, é um líder nato. Inspire-se nele!

6) O Professor Sabotador - Esse é terrivel, sente prazer em entrar na sala antes do professor do horario e dizer pra turma -Preparem-se que hoje fulano vai fazer prova surpresa, imaginem como fica o ânimo dos academicos em uma situação como essa? Em outros casos é possivel vê-lo cercado de alunos pelos cantos e esquinas proximo à faculdade, pode ter certeza que ele está desconstruindo a imagem de alguem, provavelmente da Professora Bonita ou do Motivador. Esse tem as horas contadas nas Instituições, a demissão dele faria bem para o ambiente.

7) O Professor Invisível - Entra e sai das salas e Instituições e sequer é percebido, geralmente sofre com a baixa auto-estima. Ajude-o.

8) O Professor Engraçadinho - Adora colocar apelidos nos colegas, sempre tem uma piada sem graça na ponta da lingua e geralmente se irrita quando é o alvo da brincadeira.

9) O Professor Desleixado - Esse nunca cumpre com os horários e prazos, sempre justifica dizendo que não houve tempo suficiente pra executar a tarefa, que esse não é o papel dele, está ali para ministrar aula e não cumprir burocracias.

10) O Professor Auto Sabotador - É uma variante do SABOTADOR, sendo que sua principal vitima é ele mesmo, é capaz de desconstruir rapidamente qualquer projeto que tenha feito.

11) O Professor Fanfarrão - Esse tipo acha que entende sobre todos assuntos e é capaz de discutir neurociência e física quântica com tanta desenvoltura como discute futebol, só não peça para ele fazer nada pois o mesmo é especialista em arrumar desculpas para não ter que fazer nada!

12) A Professora Mãezona - Essa é especialista em tentar resolver o problema dos alunos, passa mais tempo cuidando da vida dos outros do que mesmo da sua, é capaz de dar nota a alguem pelo simples fato do mesmo ter faltado por estar doente, lembro de uma que ao ser questionada por um colega disse que passaria uma aluna pois a mesma tinha perdido a mãe e por isso estava muito triste e segundo ela nao merecia ser reprovada, mesmo sem ter a minima condição de ser aprovada!

13) O Professor Inspirador - Esse é um Professor Nato, é capaz de inspirar gerações e sempre será lembrado por seus alunos, infelizmente tenho visto cada vez menos esse tipo de professor...

14) A Professora Noveleira - Geralmente concentram-se em grupos e passam o intervalo e parte do inicio do horario de aula discutindo se a Adriana Esteves merece ou não morrer na novela, uma variação desta é a Professora Cozinheira (15), passa os dias ensinando as amigas a cozinhar, é uma troca de receitas que não acaba nunca!

16) A Professora Espevitada - Essa é aquela da fala esganiçada e parece sempre estar com a pilha nova, pinota de um lado pra outro onde esteja....foco não é seu forte.

17) A Diretora Mau Humorada - Essa está sempre mais preocupada em atingir índices que agradem seus superiores do que agradar seus comandados e acadêmicos, faça qualquer coisa mais não pise nos seus calos pois a retaliação é certa, se for em publico então, melhor ainda pra ela.

18) O Professor Desmotivador - Esse é capaz de exterminar uma turma inteira, geralmente não tem experiencia prática nenhuma na sua área, é apenas um fanfarrão disfarçado, seu curriculo lattes é tão estéril quanto uma mula, porem costuma fazer muito sucesso com os grupos desmotivados, suas citações são exaustivamente repetidas por aqueles que querem arrumar uma desculpa para não fazer nada, quer um conselho, fuja desse!

19) O Professor Bacana - Esse é o Amigãozão da galera! Adora promover as festinhas de confraternização entre os acadêmicos e demais colegas, porem muda de grupo de amigos com uma rapidez incrível  geralmente é dado a formar panelinhas o que acaba gerando grupos paralelos nas equipes.

20) O Professor com cara de aluno - Geralmente recém graduado, ainda não percebeu que mudou de lugar na sala de aula, geralmente sofre para impor respeito junto aos acadêmicos pois estes os consideram inexperiente demais, é preciso acompanhamento constante por parte das Coordenações com esse Professor, ele costuma perder o rumo ao longo do período...eu lembro que quando comecei a ministrar aulas passei muitas vezes pelo constrangimento de ser barrado na entrada da faculdade com a seguinte frase: - Essa é a entrada dos Funcionários, a dos alunos é a outra!; Imaginem o prazer que eu sentia em puxar meu crachá que estava escondido sob a camisa e mostrar que eu era O PROFESSOR, uma vez uma aluna saiu a minha procura e perguntou do segurança se eu havia passado, ele perguntou como eu era e ela disse: É um Professor que tem cara de aluno, ao me ver o segurança que me barrava todo dia disse: Ahhh boa noite Professor com cara de aluno! desde esse dia não fui mais barrado, porem tive que ouvir isso muito tempo!

21) O Professor professor - Ensina muito bem sua disciplina, porem não espere mais nada alem disso, a motivação já o abandonou faz tempo.


Após anos avaliando esses comportamentos parei pra pensar em qual deles fui, penso que fui muitos deles, inclusive o Bonito.

(ps. o objetivo desse post não é denegrir a imagem de ninguém e sim nos fazer pensar o que somos e o que fazemos em nosso ambiente de trabalho)

Professor Elias Santos Junior
Manaus - Amazonas - Brasil






8 comentários:

  1. Muito bem, meu querido!
    Um texto leve que incentiva a reflexão.
    Eu gostei!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Professora, meu grande exemplo de Professora Motivadora é você!

      Excluir
  2. Texto muito bom. Peguei-me rindo de algumas categorias e senti falta de outras...por exemplo: o recém formado, que tem algo de familiar a bonita.

    ResponderExcluir
  3. Já passei por fases desses e creio haver maior complexidade nos perfis, pois existem interaçoes que refletem a passagem de uma a outra categoria.

    ResponderExcluir
  4. Professora Rosemery o recém formado sofre bastante na mão dos professores e alunos veterano, ele será incluido na lista dos 20 tipos de Professores brevemente!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,adequamos o motivador para não cair a auto-estima,os outros não adequa a imagem

    ResponderExcluir
  6. Fui um pouco de tudo isso...rsrs. mas agora dei um tempinho. Não dou mais aula =) kk

    ResponderExcluir

O que é Coaching - Geólogo Elias Santos Junior Self-empowerment Coaching

Coaching [1] é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu clien...