domingo, 10 de março de 2013

PORTAL AMAZÔNIA - Casa sustentável é alternativa para preservação ambiental na Amazônia


Especialistas mostram dez dicas que podem deixar sua casa ecologicamente correta. Investimento compensa com economia no final do mês.

Autor: Izinha Toscano - jornalismo@portalamazonia.com

Casas sustentáveis reduzem de gastos e preservam o meio ambiente Foto: Shutterstock
Casas sustentáveis reduzem de gastos e preservam o meio ambiente Foto: Shutterstock.












MANAUS – Em uma era em que o discurso sustentável vale ouro, viver na Amazônia  e traduzir este pensamento em ações práticas é um desafio que demanda reavaliação de conceitos. Na construção civil, por exemplo, casas sustentáveis são alternativas para quem busca estratégias que permitem aliar redução de gastos e, ao mesmo tempo, preservação ambiental.
O mito que permeia o universo das casas sustentáveis é o do alto investimento exigido. No entanto, relacionar os gastos finais com as contas do mês demonstra que, em longo prazo, a economia é uma das maiores vantagens da sustentabilidade.
Segundo o arquiteto Renato Rayol, a utilização de itens sustentáveis e econômicos ainda é restrito no Amazonas. O profissional afirmou que a busca pela construção ecológica ainda é rara na região já que a Amazônia não é vista como lugar de escassez de recursos ou de poluição.
O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas (Senge/AM), Wissler Botelho Barroso, concordou com Rayol dizendo que apesar de interessantes e viáveis, as casas sustentáveis ainda estão em passos iniciais no Estado. “O mercado ainda está engatinhando no Amazonas. Poucos profissionais empregam a bioconstrução nas obras”.
Para tornar a sua casa mais sustentável e baratear o consumo de água e luz, algumas alternativas podem ser adotadas.
Foto: Shutterstock
Paineis solares reduzem gasto com energia elétrica. Foto: Shutterstock
Painel solar
Os painéis fotovoltaicos, aplicados em telhados, convertem energia solar em energia elétrica. O potencial elétrico criado pelo dispositivo é utilizado como alternativa à energia elétrica convencional. O investimento, apesar de alto, se paga após poucos anos de uso da estrutura.
Telhado verde
Criar um jardim no telhado de casa é uma das opções para manter a temperatura interior agradável. Segundo o arquiteto Renato Rayol, a camada vegetal não repassa o calor já que as plantas absorvem água. Porém, é preciso saber se a estrutura do telhado é adequada para aguentar o jardim, já que acima da laje comum, uma membrana impermeável serve de base à camada de terra. Vegetação próxima às paredes também reduz a temperatura, já as plantas servem de barreira para os raios solares.
Aquecimento de água por gás
O aquecimento da água do chuveiro pode ser feita com gás. Apesar de representar custos na aquisição do gás, a solução é mais econômica, já que o custo é inferior ao da energia elétrica convencional.
Telhas brancas
Pintar o telhado com tinta branca também representa maior conforto ambiental. Independente do material da telha, a cor reflete os raios solares e pode diminuir a temperatura interna em até 1 grau Celsius.
Sistema de captação de água da chuva
Para coletar a água das chuvas é preciso ter calhas simples que enviem a água à um reservatório específico. Após captada, a água pode ser reutilizada para regar jardins, lavar carros e, caso uma central mais elaborada seja construída, é possível distribuí-la para descargas. Para a utilização em banhos, é preciso uma estação de tratamento com bomba específica.
Iluminação artificial
Utilizar lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz, na sigla em inglês) representa economia de até 30% na conta de luz, segundo o arquiteto. Além disso, as lâmpadas tem maior vida útil, chegando até 15 anos sem manutenção, e não emitem calor, ao contrário das incandescentes.
Ventilação natural
Quando as janelas e portas de um ambiente são colocados em paredes opostas, na chamada ventilação cruzada, o vento circula com mais facilidade, segundo o arquiteto. A criação de correntes de ar também ajuda na baixar a temperatura no interior dos ambientes, além de diminuir a conta de luz já que ventiladores são menos utilizados.
Vaso sanitário inteligente
Os vasos de descarga dupla também são uma maneira de economizar na conta de água. Ao serem acionados, 3 litros de água são liberados para dejetos líquidos e 6 litros para dejetos sólidos. Os sanitários à vácuo também representam economia, já que utilizam até 1,5 litros de água a cada acionamento.
Revestimentos de parede
O uso do materiais comuns para revestir paredes evita que as altas temperaturas da região cheguem ao interior das casas. Placas térmicas de EPS, popularmente conhecido como Isopor, mantém a temperatura ambiente sem interferência do calor do sol.
Uma alternativa mais barata pode ser confeccionada com embalagens longa vida. As caixas, abertas e agrupadas, também servem como revestimento térmico. A aplicação de papel de parede não tira a eficácia final da estrutura.
Cimento especial
Na estrutura da casa, os tijolos compostos de solo, cimento e água, são produzidos sem o processo da queima, evitando o desmatamento e poluição do ar. Já o tecnocimento pode ser utilizado em paredes, nichos, bancadas e até mesmo no teto. O material, que tem alta aderência, é aplicado em espessura mínima, 2mm, o equivalente a um cartão de crédito.
_____________________
Excelente matéria do Portal Amazônia porem penso que não muito adequado à nossa realidade amazônica, eu mesmo já fiz um telhado de grama de 25m2 e confesso que a manutenção não é nada fácil em se tratando de Amazônia, hoje sou levando a pensar que devemos parar de importar certos modelos e passar a aprender com nossos caboclos, afinal na casa deles não é preciso condicionadores de ar e a coleta de água da chuva é sempre uma necessidade.
Seria interessante ver os Arquitetos adotando algumas soluções regionais para o design de nossas residências, o que acham?
Agradeço aos que passar por aqui e deixam seus icnofósseis,
Saudações.
Professor Elias Santos Junior
Manaus - Amazônia - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Coaching - Geólogo Elias Santos Junior Self-empowerment Coaching

Coaching [1] é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor ( coach ) ajuda o seu clien...